Prezados alunos !

Esta é a ferramenta que será utilizada para nosso contato direto. Neste espaço será publicado todo o conteúdo de uma forma resumida para sua orientação e discussão.Publicarei também dicas, notas, trabalhos avaliados, curiosidades sobre a disciplina.

sábado, 8 de novembro de 2008

I - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS - CONCEITOS BÁSICOS E FINALIDADES

Entende-se por Administração – gerenciamento, planejamentos, coordenação, execução, controle, etc. e por Materiais – todos os itens contabilizáveis que entram na linha de produção de uma empresa e outros produtos específicos, além de material de escritório, limpeza, etc.

A finalidade da Administração de Materiais é assegurar o abastecimento contínuo dos itens que entram na fabricação dos bens e de outros em decorrência da programação conjunta das áreas de vendas e de produção.

A otimização dos investimentos em estoques (aumento do uso eficiente dos meios de planejamento e controle) é um dos principais objetivos da gestão de materiais. Com isto, é possível contribuir para a maximização do lucro sobre o capital investido.

Um sistema de materiais deve estabelecer uma integração desde a previsão de vendas, passando pelo planejamento de programa-mestre de produção, até a produção e entrega do produto final.

Deve estar envolvido na alocação e no controle da maior parte dos principais recursos de uma empresa: fabricação, equipamento, mão-de-obra e materiais (matéria-prima, produtos intermediários, sucatas, produto acabado, de consumo, de escritórios e de terceiros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Bibliografia Recomendada

Aguarde !

Estou verificando